133ª Reunião Ordinária do CNCGMPEU
Realizou-se em Brasília, nos dias 21 e 22 de junho do corrente, a 133ª Reunião do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, na sede da Procuradoria-Geral da Justiça Militar (PGJM).
No dia 21, à tarde, após a abertura pela presidente, Cleonice de Souza Lima, Corregedora-Geral do Ministério Público da Bahia, o grupo recebeu as boas-vindas do Corregedor-Geral do Ministério Público Militar, Samuel Pereira, em nome do Procurador-Geral da Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte.
“É motivo de muita alegria para o Ministério Público Militar poder sediar um encontro dessa natureza. Nosso colegiado dá o real significado do princípio da unidade do MP. O MP somos todos nós. Cada unidade e cada ramo do MP está aqui representado. É muito importante essa união de todos e esse fortalecimento das corregedorias que significa também o fortalecimento da própria instituição Ministério Público”, enfatizou o Corregedor-Geral do MPM.
Agradecendo a recepção, a presidente do Conselho destacou que as dificuldades enfrentadas pelos colegiados em geral advém da necessidade de renunciar às vontades individuais para suprir as necessidades da coletividade. “Nesse colegiado, entretanto, nós temos um diálogo permanente e com resultados muito gratificantes – absorvidos pelos membros e com retorno para o Ministério Público, por meio de suas corregedorias”, comemorou.
A pauta administrativa incluiu a discussão do calendário de futuras reuniões, notícias sobre os pleitos da categoria e contribuições do colegiado para a definição de medalhas a serem entregues pelo CNCGMPEU. Pela manhã, os integrantes do Conselho já haviam participado da inauguração da Galeria de fotos de Presidentes e Corregedores Nacionais, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Por fim, no dia 22 pela manhã ocorreu a palestra do Promotor de Justiça Emerson Garcia, do MP do Rio de Janeiro sobre o tema “Corregedores-Gerais dos Ministérios Públicos podem investigar e punir Procuradores-Gerais? Reflexões e estado da técnica”.