Estela Sá é empossada como Corregedora-geral do MPAP pela sexta vez

A posse ocorreu em sessão pública solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Amapá realizada nesta segunda-feira (10).


A Procuradora de Justiça Estela Maria Pinheiro do Nascimento Sá foi empossada como Corregedora-Geral do Ministério Público do Amapá (MPAP) nesta segunda-feira (10/3), em solenidade realizada no auditório do Cartório da 10ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. A posse da nova Corregedora-Geral do MPAP foi o primeiro ato do Procurador-Geral de Justiça Alexandre Monteiro, empossado minutos antes, na mesma solenidade.


Estela Sá discursou parabenizando a gestão do ex-PGJ Paulo Celso, desejando sucesso ao procurador-geral de justiça empossado e destacando o papel do órgão que irá conduzir pela sexta vez. “Juntamente com Dr. Alexandre Medeiros pretendemos fazer uma gestão da melhor forma possível, buscar sempre dar mais eficiência e efetividade com engajamento dos nossos membros nas necessidades prementes da sociedade”, manifestou Estela Sá.


Estela Sá foi a primeira e única mulher eleita corregedora-geral do MP-AP, sendo escolhida pelos seus pares pela sexta vez, para o biênio 2025-2027. A primeira eleição foi para o biênio 2005-2007, sendo reconduzida para 2007-2009. Em 2017, foi novamente eleita para dois mandatos consecutivos (2017-2019 e 2019-2021), e retornou em 2024 para complementar o mandato do corregedor-geral Jair Quintas, biênio 2023-2025, em razão de sua aposentadoria.


Estela Maria Pinheiro do Nascimento Sá é natural de Belém, Estado do Pará. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), pós-graduada em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará e Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Federal do Amapá. Ingressou na carreira ministerial em 1991, após aprovação no 1º concurso para promotor de Justiça do MP-AP. Exerceu o cargo de promotora de justiça na 5ª Vara Criminal da Comarca de Macapá e foi promovida, em 2000, a procuradora de justiça. Na administração da instituição foi diretora-geral (1997/2001), assessora do PGJ (2001), subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais (2005-2007), subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (2011-2016) e conselheira do Conselho Superior do MP-AP nos biênios: 2001-2003, 2005-2007, 2015-2017, 2021-2023 e 2023 até 2024.


A gestão de Estela Sá foi marcada por inovações à frente do órgão, como a criação do projeto “MP Mérito”, com a finalidade de avaliar as atividades efetuadas pelos membros da instituição utilizando o critério de merecimento, sendo um dos mais acessados no Banco Nacional de Projetos do MP brasileiro. Com essa iniciativa conseguiu modernizar e dar agilidade na emissão da Certidão de Regularidade.
Prestigiaram o evento membros do MP brasileiro, autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, bem como membros e servidores do MP-AP, familiares e amigos dos dois empossados.

A mesa de honra foi composta pelo governador Clécio Luís; presidente da Alap, Alliny Serrão; presidente do Tjap, Jayme Ferreira; Josiel Alcolumbre, representando o senador Davi Alcolumbre; presidente do TCE/AP, Reginaldo Ennes; prefeito de Macapá, Antônio Furlan; defensor- geral do Estado (DPE), José Rodrigues; e a representante da OAB/AP, Christina Rocha. Pelo MP brasileiro, compuseram a mesa: os conselheiros do CNMP, Paulo César Passos e Cíntia Brunetta; presidente do CNPG, Georges Seigneur; presidente da Conamp, Tarcísio Bonfim; presidente da Ampap, José Barreto; e o PGJ Paulo Celso Ramos, que deixou o cargo.